domingo, 25 de março de 2012

HINO À GAFANHA DA NAZARÉ

ZITA LEAL, AUTORA DO HINO




És fruto de um povo forte
De “antes quebrar que torcer”
Povo que enfrenta a desgraça
E não se deixa vencer.

Teu solo, areia agressiva,
Foi regado com suor
E nele brotou a vida:
A natureza deu flor.

Tuas mulheres foram mães
Pais, no lar, na educação
Mulheres que, cada vez mais,
Lutavam na solidão...

Gafanha é seca, estaleiro
Porto de ria e de mar,
Farol, forte, timoneiro,
É Fé, é Povo a rezar.

Gafanha, terra bendita,
Feita por nossos avós,
És a Menina Bonita,
Dos olhos de todos nós!

Zita Leal

AGORA FALTA A MÚSICA


- Posted using BlogPress from my iPad

2 comentários:

  1. Parabéns, Zita! Tu que foste minha professora de ginástica, nos tempos do liceu, agora apareces cheia de pujança a apresentar o hino da Gafanha da Nazaré. Fico muito emocionada e quero dizer-te que o hino está cheio de garra! Reproduz muito bem a essência do povo que representas! Ah...grande mulher! Posso contar-te um segredo? lol Também ando, a braços, com o hino da minha escola! No momento, está a ser musicado, com sucesso, pelo meu colega de Música. As Gafanhas vão ficar cheias de melodia. Mais uma vez, PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  2. Zita!
    Foi por lapso que me esqueci de deixar o meu nome. Eu era aquela aluna, muito caladinha, que ficava sentada no seu cantinho e não incomodava ninguém. já nos encontrámos na biblioteca da vossa escola, num sarau de poesia, ou coisa semelhante. Agora, regozijo-me, com o teu sucesso!
    Kisses
    Donzília Almeida

    ResponderEliminar