terça-feira, 29 de maio de 2012

DIA INTERNACIONAL DA ENERGIA

POR MARIA DONZÍLIA ALMEIDA





O sol é fonte primária de energia. A energia solar é responsável por quase todos os processos naturais observáveis no planeta Terra. Da energia eólica associada a furacões, à energia térmica, no solo dos desertos ardentes, da energia cinética nas águas de um rio caudaloso, à energia potencial presente no vapor de água nas nuvens, da energia elétrica numa trovoada, à energia hidroelétrica, da energia fóssil à renovável, da energia que as plantas usam para crescer até a que usamos para viver, todas têm por fonte primária a energia solar. São raros os processos na superfície da Terra que não se ligam de alguma forma à energia solar.
“No dia em que descobrirem a sua verdadeira origem solar, os
humanos tomarão consciência de que é sempre esta mesma força
solar que se manifesta através do seu corpo: das mãos, dos
olhos, do cérebro, etc. Até a energia sexual é da mesma natureza
que a energia solar. A Inteligência Cósmica concebeu o ser humano de forma divinamente bela. Sim, o homem perfeito, o homem ideal, o homem tal como a Inteligência Cósmica o concebeu nas suas oficinas do alto, é semelhante ao sol. Por isso, aqueles que abusam da força sexual, em vez de compreenderem que ela está impregnada da santidade da luz do sol e que podem servir-se dela para criações magníficas, privam-se dos tesouros mais preciosos. Mesmo que esta ideia ainda vos pareça incrível, aceitai-a. Ela encorajar-vos-á a ser mais conscientes, mais senhores de vós próprios. É pena ouvirdes tais revelações se elas não produzirem em vós resultados benéficos. Meditai nelas desejando tornar-vos semelhantes ao homem primordial quando ele saiu das oficinas do Senhor, radioso como o sol." AD
O sol, chamado pelos poetas de “astro-rei”é a forma de energia primordial, aquela que alimenta e dá vida ao nosso planeta. De formas diversas, aquecendo mais ou menos, conforme as coordenadas geográficas do país em questão, latitude e longitude, assim torna o clima mais quente, mais moderado, tórrido ou quase frio. Mas chega a todos os pontos da terra.
De vez em quando, o sol que aquece e diz o povo, quando nasce é para todos, brinca ao esconde-esconde com a terra e a lua, sua parceira. Para congregar o mundo todo a adorá-lo, a observá-lo e admirá-lo, combina com a lua, põe-se atrás dela e.............há o seu eclipse, do sol!
Os humanos, que já tiveram, previamente o aviso desta “brincadeira”, pelos astrónomos, estão equipados com óculos especiais, para observarem este fenómeno da natureza! E ficam......aglomerados, empoleirados em tudo quanto é sítio, para verem, ou melhor, não verem o bendito astro! Os humanos são mesmo uma espécie estranha! Fazem um aparato enorme............para ver a ausência do sol!
Este ano, vamos ter o eclipse solar de 13 de novembro, que será um eclipse total e poderá ser visto na Austrália e no sul do Oceano Pacífico
Eu.....digo com franqueza: prefiro ver o sol, mais ainda, senti-lo e melhor, desfrutá-lo! Sou aliás, uma fan e teria dificuldade em viver naqueles países que ficam privados dele, durante 6 meses, como no norte da Europa. Hibernaria como alguns animais, até que o astro-rei me afagasse outra vez!
Não vou falar das energias fósseis, como o petróleo, o carvão e ultimamente no gás natural. Não vou falar das energias renováveis, como a solar, eólica, geotérmica ou das perecíveis.
O que me atrai, neste tema é a energia nas suas variadíssimas formas, nas suas múltiplas manifestações.
Trabalho num setor em que a energia abunda, se manifesta transpondo barreiras e limites. Mesmo aqueles que são impostos pela instituição. As criancinhas têm uma fonte inesgotável de energia, que se pudesse e fosse canalizada para a produção de algo útil, seria uma mais-valia para as escolas portuguesas! O pior é que, na maioria das vezes, essa energia é impeditiva do trabalho dos professores e da sua própria aprendizagem. A energia é produzida, mediante a finalidade a que se propõe. Aqui, os fins justificam os meios!
Hoje, em dia, chama-se a um aluno com excesso de energia, hiperativo! Hoje........há rótulos (pomposos) para tudo! Antigamente, também havia excesso de energia em alguns alunos, mas, num léxico mais pobre, não especializado, designava-se de “mal educado”. Hoje, há paninhos quentes para camuflar aquilo que não interessa revelar e encaminham-se as criancinhas para o psicólogo! Esta deve ter os pozinhos de perlimpimpim.......para proceder ao milagre!

30.05.2012

- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário