segunda-feira, 28 de maio de 2012

Madeira e Açores independentes?


Tem vindo a público, talvez por estratégias chantagistas ou por sonhos de independência reais, que a Madeira e os Açores desejam libertar-se de Portugal, para seguirem caminhos próprios no contexto das nações. Alberto João Jardim proclama, de quando em vez, ao jeito de ameaça, que os madeirenses podem, se quiserem, libertar-se da tutela da República Portuguesa. Agora vêm alguns  açorianos com a mesma conversa, cujo direito não ouso criticar.
Confesso que me habituei, desde que me conheço, a olhar para os madeirenses e para os açorianos como portugueses, tão legítimos como os continentais. Orgulho-me de ser português e penso que a maioria dos naturais da Madeira e dos Açores também se orgulham da nacionalidade portuguesa que nos irmana.
Acontece que o mundo dá muitas voltas e que é legítimo o povo fazer opções radicais, mesmo que isso implique a independência, em relação ao Estado Português. A história não é estática e nos dinamismos por que passa não podemos excluir a hipótese da independência de qualquer Região Autónoma. Essa dinâmica verificou-se, precisamente, na altura da fundação do nosso país, já lá vão mais de oito séculos. Não será portanto nenhum drama a eventual independência da Madeira e dos Açores. Mas que tal seja referendado, para que o povo assuma as suas históricas responsabilidades.



1 comentário:

  1. Fernando, sou português e confesso que há muito que desisti dos açores e da madeira. Compara os regimes fiscais, estatutos autonómicos... Ainda noutro dia li, que 35 porcento das despesas de saúde vêm dos açores. Vivi lá 4 anos e sinceramente digo-te que foi um terrível erro em 1975 não termos dado a independência aos açores e à madeira. Vê o números de deputados das assembleias regionais, a administração pública de cada região e tira as tuas conclusões. Penso, que chegou a hora mas é de pedirmos nós a independência às regiões autónomas... Quem tinha razão era mesmo Salazar. Governava as regiões dos açores e da madeira com uma junta de meia dúzia de indivíduos. Fernando, Portugal caiu na miséria não foi por acaso... Regiões autónomas, parcerias público privadas cavaram o fosso. As ilhas são um "monstruoso" sorvedouro público.

    ResponderEliminar