domingo, 22 de julho de 2012

Economista do FMI demite-se envergonhado



«Peter Doyle, economista do Fundo Monetário Internacional (FMI) há 20 anos, apresentou a sua demissão no passado dia 18, numa carta, agora divulgada, com fortes críticas à organização liderada atualmente por Christine Lagarde."Envergonhado por ter estado associado com o Fundo", Peter Doyle dirigiu-se ao decano do conselho de administração, o egípcio Abdel Shakour Shaalan, para criticar o FMI pela falta de avisos prévios quando das crises mundiais de 2007 e 2009 - de acordo com a CNN, que teve acesso à carta.
A sonegação de informação sobre as crises, incluindo a que afeta agora a zona euro, foi considerada por Doyle como um "falhanço em toda a linha".»

Ler mais no EXPRESSO

Nota: Peter Doyle, economista do FMI, demitiu-se da organização, envergonhado, denunciando «a sonegação de informação sobre as crises». É preciso ter coragem para acusar, publicamente, uma das organizações responsáveis pela economia mundial. O FMI sonegou as crises que nos afetam, mas continua a impor as suas decisões, decerto para defender os grandes interesses e grupos que mandam na economia dos países, quiçá do mundo, manifestando pouco ou nenhuma pena pelos que sofrem as consequências da exploração dos que vivem apenas do seu trabalho. O FMI, como diz aquele economista, falhou «em toda a linha», mas jamais dará o braço a torcer. É esta gente que nos pretende amarfanhar, sem dó nem piedade. E já agora, também não foram economistas que sonegaram os roubos do BPN, que ignoraram os negócios pouco limpos do BPP, que não previram as crises que tínhamos à porta, etc.,  etc.?

FM

1 comentário:

  1. Atençao que sim e preciso coragem mas metade das razoes de queixa sao nomeadamente o facto de o presidente do FMI ser tradicionalmente um europeu por questoes politicas e de divisao de cargos entre Europa e EUA. Essa questao que ele infatiza criticando por exemplon Lagarde apenas pelo modo de eleiçao nao me parece ser o mais relevante no meio dos pecados do FMI, a verdade e que me parece que uma parte substancial da critica vem da perspectiva nacionalista americana. Seria curioso saber qual a posiçao do sr. em relaçao as condiçoes europeias quando comparadas com as condiçoes dadas aos paises emergentes

    ResponderEliminar