segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ainda a Casa-museu Afonso Lopes Vieira

A minha veia romântica vem à tona




Volto mais uma vez a S. Pedro de Moel, para me debruçar sobre a magia que a Casa-museu Afonso Lopes Vieira suscita no meu espírito. O meu lado romântico vem à tona, de quando em vez.
S. Pedro do Moel foi lugar de eleição do poeta. Aqui passava, regularmente, ano após ano, as épocas de veraneio. Num desdobrável pode ler-se que este era "um lugar de eleição e de culto, palco para a receção, divulgação e valorização públicas de uma estética florescida no ambiente fértil do lar marítimo. Da belíssima casa de S. Pedro, deitada sobre a praia como nau ancorada, casa que suscitava então, como agora, a curiosidade de todos os amantes de todos os exemplares arquitetónicos em perfeita simbiose de enquadramento com o meio". O escritor, aliás, esclarecia: "E como ainda há pessoas que supõem que a minha casa de S. Pedro de Moel foi construída por mim, recordo que ela está há um século na posse da minha família, posse que se alienou apenas durante alguns anos."
.


1 comentário:

  1. Bela evocação de S. Pedro de Moel e de Afonso Lopes Vieira! Muito boa mesmo! Não me lembro, da minha passagem por lá, deste importante poeta, que li na meninice e que por um triz, não foi meu contemporâneo! Andava ocupada com outras coisas, certamente, para isto me ter passado despercebido. Agora, ficarei a associar, definitivamente, a localidade ao poeta!

    ResponderEliminar