segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Postal Ilustrado de Férias - 2

É bom ser turista!

Centro de Zagreb

Grutas de Postojna


Professor!

Hoje, domingo, após a missa no mosteiro, em Zagreb, partimos para a capital do país vizinho, a Eslovénia. Começo a perceber porque chamam a estas paragens, as pérolas.... Na realidade, estes povos foram abençoados com uma abundância de belezas naturais, que fazem destes países, um paraíso, uma atração turística, ímpar! A manhã foi passada a visitar a capital, Lyublyana, situada na margem do rio Sava cujo centro histórico é uma delícia para os olhos. Ficámos a saber algo da sua história, contemplámos a profusão de edifícios antigos, em que os vários estilos se misturam, numa forma harmoniosa em que a arte comanda: estilo gótico, neo-clássico, barroco, etc. Até arte nova lá estava bem representada! A cidade desenvolveu-se em redor de Gad, fortaleza do século XII, situada no alto de uma colina.
No centro histórico passeia-se apenas de bicicleta ou a pé, o que aumenta o encanto e a tranquilidade desta terra! É a capita leuropeia com mais alto nível de segurança, dizem! O nosso guia de nome Lindomar (que encanto!) pôs-nos ao corrente de factos curiosos da história da Eslovénia, muito interessantes! No seu sotaque brasileiro, que enchia de doçura este jovem e a descrição dos factos.
De tarde e após o repasto num restaurante típico, onde degustámos a gastronomia local, fomos visitar as grutas de Postojna. Aqui, assistimos à mão caprichosa da natureza, que teceu os mesmos "bordados", "rendas", "filigrana", que em Portugal. As nossas grutas de S. António, de Mirad'aire e de Alvados, apenas se distinguem destas pela dimensão e em pequenos pormenores! De resto, o mesmo esplendor, nas formas imprevistas das estalactites e estalagmites que um solo de formação calcária permite desenvolver! Diferença entre as grutas eslovenas e portuguesas, além da dimensão, em Postojna, a existência de um funicular que permite a deslocação dos turistas, até meio do percurso. Nas nossas, recordo com saudade, o ambiente místico criado pela instalação de música clássica, que cá, na Eslovénia não se verifica.
Finda a visita, rumámos a Opatija, conhecida como um dos locais turísticos mais famosos do Mediterrâneo, que serviu de local de veraneio à aristocracia europeia, no século passado.
A comprovar isso, depois do jantar, houve um espetáculo de ópera ao vivo, com soprano e tenor, para além de uma exibição musical de piano!
Apurei que a Eslovénia faz parte da UE, pelo que a moeda é o €! Sorte das senhoras! A Croácia entrará em 2013, sendo a sua moeda a Kuna. 
É bom ser turista! 

Maria Donzília Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário