segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Guerra Junqueiro nasceu neste dia


17 de setembro de 1850
















A Minha Filha

(Vendo-a dormir)

Que alma intacta e delicada!
Que argila pura e mimosa!
É a estrela d'alvorada
Dentro dum botão de rosa!

E, enquanto dormes tranquila,
Vejo o divino esplendor
Da alma a sair da argila,
Da estrela a sair da flor!

Anjos, no azul inocente,
Sobre o teu hálito leve
Desdobram candidamente,
Em pálio, as asas de neve...

E eu, urze má das encostas,
Eu sinto o dever sagrado
De te beijar— de mãos postas!
De te abençoar — ajoelhado!

Guerra Junqueiro, 
em  'Poesias Dispersas'

2 comentários:

  1. Ah, afinal referia-se ao Guerra Junqueiro?
    Foi dos maiores amigos do meu bisavô Luis de Magalhães, apesar das diferenças políticas, segundo me contava a minha avó.
    Com os melhores cumprimentos,
    Alexandre Sottomayor

    ResponderEliminar
  2. Aqui lhe deixo uma proposta: não podia escrever um texto para o meu blogue sobre esse tema? Seria muito interessante! E que mais sabe do seu bisavô, tão falado por estas bbandas? Não tem por aí qualquer curiosidade? Seria uma delícia!
    Fico a aguardar

    FM

    ResponderEliminar