terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

25 novembro 2012 


Dos fracos e violentos 
não reza a história, só os tribunais

Maria Donzília Almeida


Conta uma velha lenda, que ao ser posto no paraíso, Adão se sentiu muito só! Tendo sido interpelado pelo Criador, sobre a sua estadia nesse "resort", confidenciou, titubeante, que tudo à sua volta era magnífico, quase perfeito, não fosse a solidão pesar sobre ele. Inquirido se desejaria ter alguém que lhe fizesse companhia, imediatamente assentiu. O Criador, sempre atento aos desejos dos seus filhos diletos, por esta altura, ainda filho único (!!!), fez-lhe a pergunta direta: — Mas, tu queres um companheiro, ou uma companheira, meu filho? — Uma companheira, meu Deus! — atirou, rapidamente Adão, com um brilho, nos olhos, a imaginar a vida no Éden, na companhia duma mulher! Deus, aproximou-se de Adão, com a mão em riste e com o dedo indicador apontado para o abdómen do interlocutor, rodou-o, em pequenos círculos, deixando aí a sua marca, num pequeno sinal, a meio da barriga, proferindo: — Ah...seu malandro!

Tinha, assim, nascido o umbigo! Já que o Adão fora criado diretamente do barro, sem a intervenção duma mãe biológica, (?!) não tinha havido o cordão umbilical. Mas, convenhamos, que se ficasse de ventre liso, sem aquele buraquinho, perderia o seu encanto! 
"Il n'est pas bon que l´homme soit seul! — é a conclusão que daqui se pode tirar e que, aliás, vem confirmada na Bíblia Sagrada. 
Tudo isto vem a propósito neste dia, em que se faz um apelo à comunidade internacional, sobre o tema, em epígrafe. 
Se a mulher foi criada, por Deus, a pedido do homem, porquê tanta animosidade e violência sobre ela? Porquê, não reconhecer o seu papel conciliador, entre tantos, nos círculos em que se move, quer a nível privado, quer público? 
Apesar de serem alarmantes os números que atestam o recrudescimento daqueles que violam o que é sagrado, a mulher, apraz-me saber, que é indubitavelmente maior o contingente daqueles homens que a sabem respeitar em toda a sua plenitude e a colocam no patamar que lhe corresponde! 
Como pertenço ao género feminino, tenho o privilégio de privar, no círculo daqueles que se escrevem com H. Dos fracos e dos violentos... não reza a história... só os tribunais! 

26.11.2012 

Sem comentários:

Enviar um comentário