segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Caminho do Natal - 16





VOTO DE NATAL

Acenda-se de novo o Presépio no Mundo!
Acenda-se Jesus nos olhos dos meninos! 
Como quem na corrida entrega o testemunho, 
passo agora o Natal para as mãos dos meus filhos. 

E a corrida que siga, o facho não se apague! 
Eu aperto no peito uma rosa de cinza. 
Dai-me o brando calor da vossa ingenuidade, 
para sentir no peito a rosa reflorida! 

Filhos, as vossas mãos! E a solidão estremece,
como a casca do ovo ao latejar-lhe vida... 
Mas a noite infinita enfrenta a vida breve: 
dentro de mim não sei qual é que se eterniza. 

Extinga-se o rumor, dissipem-se os fantasmas!
Ó calor destas mãos nos meus dedos tão frios! 
Acende-se de novo o presépio nas almas. 
Acende-se Jesus nos olhos dos meus filhos. 


David Mourão-Ferreira


2 comentários:

  1. Liiiiiiiiiiiiindo este poema!
    O David Mourão Ferreira surpreende-me, sempre!

    ResponderEliminar
  2. Para mim, os poemas de Natal de David Mourão-Ferreira são os mais expressivos. Há outros muito bonitos? Há. Mas os deste poeta são mesmo muito lindos!

    ResponderEliminar