sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O INVERNO JÁ CHEGOU


O inverno também tem a sua beleza

À espera da primavera

Começa hoje o inverno. O solstício do inverno, que se assinala nesta data, diz-nos que temos hoje o dia mais pequeno e, consequentemente, a noite mais longa. Teremos assim possibilidades de ficar um pouquinho mais no quentinho da cama. Agora, acabaram-se as queixinhas de que há frio, vento e chuva. E ficaremos à espera da primavera que surgira em março. 
Tenho para mim que todas as estações do ano, cá pelas bandas do mundo onde fica Portugal e não só, têm o seu encanto e o inverno não foge à regra santíssima de nos convidar a ficar mais por casa, no aconchego da família e ao calor da fogueira, se a pudermos manter, que a lenha agora custa bom dinheiro. Já la vai o tempo de se ir à lenha à mata da Gafanha, contentando-se os gafanhões com os ramos secos que caíam ou arrancavam à socapa, sem o guarda-florestal ver, a que chamávamos frança, nem sei porquê. Nos tempos que correm, quem pode compra lenha cortada à medida, para não dar trabalho. 
O que esperamos, afinal, é que o inverno não seja rigoroso de matar, mas que frio e chuva venham só quanto baste, e que nos não falte o ânimo para esperar, pacientemente, pela primavera, sinal de renovação pessoal e de vida que brota pela natureza fora, com força para vencer crises e reiniciar projetos que amarfanhem derrotas nunca antes sonhadas.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário