domingo, 28 de abril de 2013

Misericórdia de Ílhavo


Provedor Fernando Maria recebe Medalha de Mérito
da União  das Misericórdias


Um Lar de Idosos é sonho à espera de forças 

Na cerimónia comemorativa do aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (SCMI), que se realizou no sábado, 27 de abril, na sede do concelho, o provedor Fernando Maria da Paz Duarte afirmou que foram 94 anos com a preocupação de cumprir as «obras de misericórdia», sempre em luta «por uma sociedade mais fraterna, mais solidária e mais justa». Durante todos estes anos, a Santa Casa «foi crescendo nas suas respostas», enfrentando os desafios de cada tempo. Mas na década de 80 do século passado foi reativada, depois de um período menos atuante, voltando-se para novas valências da área da criança, dos idosos, da saúde e da reabilitação, disse o provedor. E acrescentou: «Num período mais recente, continuou o seu crescimento, com o RSI (Rendimento Social de Inserção), o espaço sénior, a reabilitação e a Unidade dos Cuidados Continuados (UCC), mas também no campo da cultura, com o orfeão.» 


Fernando Maria frisou que não tem sido fácil a gestão da SCMI, no sentido de conseguir a sua sustentabilidade, mantendo a capacidade de responder «a todos aqueles que batem à porta da instituição». Sublinhou por isso o empenho e o esforço dos órgãos sociais que apostaram na criação das «infraestruturas necessárias para atender aos apelos que são dirigidos à Santa Casa», sobretudo na situação de crise económica e social em que vivemos. 
O provedor realçou a importância do «grupo de funcionários que sabe ser rosto da SCMI no terreno; têm sido eles que, ao longo destes 94 anos, têm dado resposta, têm sabido dar o carinho necessário àqueles que de facto dependem de nós». 
Em conversa com a comunicação social, Fernando Maria afirmou que, com a crise, «é normal que o número de pedidos tenha crescido com o desemprego acentuado que se verifica», mas garantiu que a SCMI «está a fazer os possíveis e os impossíveis para responder às solicitações que lhe chegam». 
Sobre a Medalha de Mérito e Dedicação pelos relevantes serviços prestados às Misericórdias Portuguesas, que lhe foi atribuída pelo Secretariado Nacional da União das Misericórdias, Fernando Maria fez questão de dizer que ao longo dos 15 anos que serviu a instituição aniversariante, como voluntário, ganhou mais do que aquilo que deu. «Aceito a homenagem que me foi prestada apenas porque quero partilhá-la com todos aqueles que connosco trabalharam ao longo destes anos», afirmou. E adiantou: «Cada vez que eu vejo uma criança a sorrir; cada vez que ouço um elogio aos atos praticados pela Santa Casa; cada vez que leio mensagens deixadas pelos utentes da UCC e seus familiares; por tudo isso o meu coração se enche cada vez mais e eu fico muito mais rico.» 
Depois de lembrar que a SCMI contraiu um empréstimo à banca «para viabilizar a construção da UCC, a pagar durante 15 anos», o provedor apontou como sonho, «porque não podemos deixar de ter sonhos», a construção de um Lar de Idosos, esperando «que haja forças, vontade e sustentabilidade para isso». 
Durante as comemorações, o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, José Agostinho Ribau Esteves, foi distinguido com o título de Irmão Honorário da SCMI, tendo em consideração o entusiasmo, a dedicação e a disponibilidade com que sempre esteve ao lado das iniciativas da instituição. Ainda foi realçada «a vontade e o empenho demonstrados no sentido de contribuir para o progresso e desenvolvimento» da Santa Casa, de maneira especial durante a «concretização e viabilização da UCC», contribuindo «para a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos». A Mesa da Santa Casa ainda homenageou nove funcionárias com 20 anos de serviço nas diversas valências da instituição.
Na missa de ação de graças, celebrada na capela da Santa Casa e  presidida pelo padre José Lourenço, prestaram o seu compromisso dois novos Irmãos.

Fernando Martins

Santa Casa em números

Infância                                350 crianças
Apoio Domiciliário               120 utentes
RSI                                      140 famílias
UCC                                      55 internamentos

Sem comentários:

Enviar um comentário