quinta-feira, 30 de maio de 2013

Um lorde



Diabruras do Scott

Ão...ão...
No meu raciocínio de cão, acho que sou uma criatura VIP! Sim, é verdade, pois vivo num condomínio fechado, com portões altos, verdes....até parece a casa onde vivia a Menina do Mar, que a minha dona, noutros tempos lia às criancinhas da escola.
Neste espaço fechado, tenho todas as comodidades e mordomias! Só cá entra quem é autorizado, ou tem luz verde, como os portões, para invadir esta propriedade privada. 
Sou tratado como um lorde... mas não como um gentleman! Como este, era o meu antecessor de que rezam as crónicas e as saudades da minha dona que são ainda bem visíveis!


Esse não vivia num espaço fechado, todo o jardim, casa e zona envolvente eram seu recreio e ele movimentava-se em plena liberdade, por onde e quando quisesse. Mas... eu sou mais travesso e irreverente que o Boris, lá isso sou! E tenho um pequeno/grande defeito que ele não tinha – salto a cerca e a minha dona não gosta! Ainda não percebi, no meu pensar canino, porque se zanga ela tanto, com esta minha atitude, se há tantos humanos a fazer o mesmo e ninguém os prende em condomínios fechados! Ah....já sei... talvez porque façam isso sem os outros se aperceberem! Se calhar é isso! É que... os humanos são muito mais inteligentes que nós e arranjam maneira de passar despercebidos, nessas suas acrobacias de salto em comprimento! Nós damos logo nas vistas! Assim aconteceu comigo, depois de me ter evadido de casa no dia de ano novo, quando me foram buscar e me puseram no quintal... esgueirei-me logo pela rede de vedação! Passei fome, maus tratos, fui agredido, mas... a liberdade total tem um sabor inexcedível!
No lugar que habito, posso, à vontade, fazer os túneis que me apetecer, para cheirar o planeta, por dentro! É isso que me diz a dona, quando me vê enfiar a cabeça nos enormes buracos que escavo com a retroescavadora das minhas patas dianteiras e atiro a areia para o passeio adjacente.
- Lá está o nosso arqueólogo a fazer a escavação do dia, para ver se encontra a antiga Gafanhium, que deve estar soterrada nas entranhas da nossa Gafanha da Encarnação!
E, já apareceram bocaditos de madeira, vestígios de conchas, o que leva a crer que outrora houve mar, nestas redondezas!
- Pareces um preto da Guiné, ó Scott! Já viste o teu aspeto deplorável, p’ra quem quer ser um cãopanheiro?

Mª Donzília Almeida

11.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário