segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A NOSSA GENTE: JOSÉ NUNO AMARO



Em setembro, mês de sol e de ar livre, dedicamos esta rúbrica a um empreendedor do nosso município, cujo projeto mais recente constitui uma criativa homenagem aos nossos pescadores e um incentivo a um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente. 
José Nuno Amaro, criativo, conhecido por Nuno Zamaro, é é um ex-profissional de Futebol (guarda redes), tendo representado equipas como o Gil Vicente, o Braga e o Beira-Mar. 
Com apenas 26 anos, e prestes a celebrar um contrato milionário com o Dundee United (Escócia) lesionou-se gravemente numa vértebra, o que o conduziu à mesa de operações, numa intervenção de alto risco que o poderia levar a ficar paraplégico. A intervenção correu bem (a primeira em que foi usada uma prótese de titânio), ditando contudo, de uma forma dramática e precoce, o fim da sua carreira.
Assim, já com as luvas descalçadas, com um filho para criar e com dificuldades financeiras, pois teve de suportar o custo da intervenção por incapacidade do clube, decidiu iniciar uma nova vida, ultrapassando com coragem e sucesso a angústia causada pelo fim de uma carreira promissora.
Cedo obteve sucesso empresarial através da IdeiaBiba, cuja primeira iniciativa, a Leva (Liga Escolar de Vagos), foi nomeada, ao lado de projetos de Edwin Moses, Ballesteros e Comaneci, para os Óscares da Academia Mundial do Desporto (Laureus).
Seguiram-se outros projetos emblemáticos, como as “Crianças na Lua” (o projecto português para crianças mais famoso internacionalmente) e o BUTE (vencedor do Prémio Nacional de  Mobilidade 2007). Foi também parceiro da Câmara Municipal de Ílhavo na iniciativa “Barra ProGuiness”, que colocou esta praia no livro dos recordes. 


Desenvolveu igualmente, em 2003, a Fundação Vítor Baía para o seu colega e amigo, tendo ainda criado a marca Bike Art Concept, na qual constam modelos desenvolvidos por exemplo para a Família Real Espanhola.
Após a venda da IdeiaBiba, cria a WISE-U Creativity Fab Lab para dar forma ao que realmente o fascina: o desenvolvimento criativo pensado para potenciar a ideia, deixando ao cliente a oportunidade de procurar depois o fornecedor. É aqui que surge a “ANGEL” (Art Now Give Energy to Live), um conceito de bicicleta com um design simples e inovador e totalmente reciclável, por ser construída a partir de restos de madeira, utilizando apenas 30% de componentes em alumínio e ferro.
Uma das principais imagens de marca deste projeto é uma edição dedicada a Eusébio, cujo objetivo é leiloar a bicicleta e doar o valor arrebatado à Mozambikes, uma organização moçambicana, para assim distribuir bicicletas junto da população mais carenciada. 
Foi no Festival de Bacalhau 2014 que Nuno Zamaro fez a apresentação de um novo modelo exclusivo, a “Bikelau”, numa parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, inspirado na epopeia da pesca do bacalhau, homenageando e perpetuando assim a memória e a valentia de todos os participantes na Faina Maior, que tem no Município de Ílhavo o seu expoente máximo. Para este projeto, que brevemente irá circular pelas nossas estradas e pistas, Nuno Zamaro inspirou-se sobretudo no seu avô Lázaro, pescador da Gafanha da Nazaré e no seu avô Miguel, um empreendedor de Águeda que despoletou a industrialização das duas rodas.
Especialista em áreas como Mobilidade, Futebol e Emoções, Nuno Zamaro, sonhador e diabólico, ainda acha que o melhor da vida é de borla, mesmo que seja alguém a pagar... 
Assume-se como alguém que não sabe nada mas que quer aprender tudo, e que cedo percebeu que o verdadeiro obstáculo na vida não é a falta de dinheiro, mas sim a falta de ideias, e por isso nunca mais parou.

Fonte: Agenda "Viver em... " da CMI

Sem comentários:

Enviar um comentário