sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Qualidade do ar na Gafanha da Nazaré

Ainda a poluição na Gafanha da Nazaré



«A APA, S.A. está a efetuar a avaliação da qualidade do ar na envolvente do Porto de Aveiro, com o objetivo de compreender os impactes da movimentação do petcok na área envolvente ao TGS e, principalmente, na Gafanha da Nazaré. Este trabalho, contratualizado com a Universidade de Aveiro – Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), integra duas campanhas de caracterização da qualidade do ar (verão e inverno), bem como a simulação numérica da ação dos ventos e a simulação física em túnel de vento. 
Neste âmbito, foi executada durante o mês de Julho a primeira campanha da qualidade do ar (campanha de verão), cujo relatório pode consultar aqui
Ressalvando o facto de que este relatório corresponde apenas à primeira fase da avaliação dos trabalhos e à necessidade de se aguardar pelos dados da segunda campanha para que possa ser efetuada a comparação dos resultados obtidos com os valores legais, bem como pelos estudos complementares, permitimo-nos no entanto destacar as conclusões deste relatório, designadamente, a referência a que a qualidade do ar na Gafanha da Nazaré é na generalidade boa e ainda que os poluentes com relação conhecida às emissões de petcok apresentaram concentrações médias baixas, com valores equivalentes aos níveis registados em zonas rurais e urbanas da União Europeia no que respeita aos metais.»


NOTA: Há muito que se fala da poluição na Gafanha da Nazaré a partir das áreas portuárias, nomeadamente, do Porto Comercial. Trata-se de um tema que deve merecer a atenção das nossas autarquias e das populações, pois é sabido quanto a poluição é nefasta para a saúde das pessoas, direta ou indiretamente, pois que as plantas e os animais também poderão sofrer as consequências da falta de ar puro.
A Câmara Municipal de Ílhavo deu há dias um sinal de que está atenta ao assunto, ameaçando com o não licenciamento de operações ligadas ao manuseamento de produtos tóxicos. Gostei desta atitude da nossa autarquia municipal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário