terça-feira, 6 de outubro de 2015

“Encontros e Encantos”

Um livro de João Gonçalves Gaspar


“Encontros e Encantos — Bispos na vida e na memória da Princesa Santa Joana” é o mais recente livro de João Gonçalves Gaspar, Vigário-geral da Diocese de Aveiro e membro da Academia Portuguesa de História. Com chancela de “Tempo Novo Editora – Diocese de Aveiro”, esta obra saiu em maio de 2015. 
O autor é um historiador aveirense de renome, prolífero e oportuno nos temas que aborda, destacando-se a sua paixão por Santa Joana desde há muito. Sobre ela, descortina frequentemente razões para despertar nos aveirenses renovados interesses pela padroeira da cidade e diocese.
Como o título e subtítulo indicam, trata-se de uma obra de referência para a historiografia aveirense, destacando as vivências da Princesa Joana entre nós, com marcas indeléveis da sua presença no Museu de Aveiro, também conhecido por Museu de Santa Joana, mas ainda no espírito das gentes desta terra que amou.
O autor refere no “Pórtico” que, quem se desloca a Aveiro, «não pode deixar de incluir uma visita ao edifício do antigo Mosteiro de Jesus», rico, sem dúvida, em «variadíssimos espécimes da arte barroca». E mais adiante sugere a pertinência de o turista poder reverenciar alguém [Santas Joana] que naquele espaço viveu «o ideal religioso e místico da radicalidade cristã e consequentemente serviu os desprotegidos e amargurados».
Depois de evocar os 50 anos da declaração de Santa Joana como padroeira da cidade e diocese de Aveiro pelo Papa Beato Paulo VI, publicada em 5 de janeiro de 1965, o nosso Bispo, D. António Moiteiro, recorda no “Prefácio” palavras proferidas por D. Manuel de Almeida Trindade em 7 de abril daquele ano, que permanecem atuais: «Oxalá este facto [declaração de padroeira] venha a despertar ainda mais, não só na cidade mas ainda em toda a diocese, a devoção a Santa Joana, e em breve possamos ver concluído o processo da sua canonização.»
Mais adiante, D. António Moiteiro lembra o que anunciou na celebração dos 50 anos de Santa Joana como padroeira da cidade e diocese sobre o «retomar do processo canónico da sua canonização». Disse ainda que o livro de Mons. João Gaspar será um «belo contributo» para «os que desejam aprofundar os laços que existem entre Santa Joana e a Diocese de Aveiro».
“Encontro e Encantos — Bispos na vida e na memória da Princesa Santa Joana” apresenta-se com excelente edição, capa dura da autoria do artista Jeremias Bandarra, 316 páginas profusamente ilustradas, com imagens de coleções particulares e rede global. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário