quarta-feira, 16 de março de 2016

Georgino Rocha homenageado na gala “Vaga d’Ouro”



Georgino Rocha, sacerdote da Diocese de Aveiro e pró-vigário geral da mesma diocese, foi recentemente homenageado na XII Gala “Vaga d’Ouro” com o Prémio Carreira. A gala decorreu no dia 12 de março na Escola Profissional de Vagos, numa iniciativa do jornal “O Ponto” e da “Rádio Voz de Vagos”, contando com o apoio do Crédito Agrícola.
Como seu admirador e grande apreciador do muito que escreve numa perspetiva eclesial, mas com forte ligação aos mais altos valores que enformam homens novos para uma sociedade mais justa e mais fraterna, geradora de paz e harmonia, há anos convidei Georgino Rocha para colaborar no meu blogue Pela Positiva, oferecendo-nos uma reflexão semanal, tarefa que aceitou de imediato.
Considero o seu contributo uma mais-valia para os meus leitores, já que, no dia a dia da nossa existência não prescindimos de textos que nos ajudem a refletir a vida sob o ponto de vista dos valores do cristianismo que nos foram legados pelos nossos maiores.
Georgino Rocha, que desempenha diversas tarefas no âmbito diocesano, exerce também docência a nível universitário, enquanto publica, regularmente, livros de formação destinados a crentes e não crentes sobre o pensar e o agir da Igreja Católica junto dos homens e das comunidades, abarcando temas de flagrante oportunidade.
Tenho a dita de ter lido e refletido toda ou quase toda a sua obra, razão por que me sinto em condições de afirmar que o seu trabalho publicado é de importância indiscutível para a Igreja em especial e para a sociedade em particular. Realmente, numa época em que imensas vezes se valorizam o fútil e o negativo em detrimento do essencial e positivo para o crescimento do ser humano enquanto agente corresponsável por uma sociedade mais justa e solidária, os livros e demais escritos de Georgino Rocha  merecem mais atenção e leitura atenta.
Congratulo-me, pois, com a distinção que lhe foi atribuída — Prémio Carreira —, na XII Gala “Vaga d’Ouro”, em Vagos, seu concelho natal.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário