sexta-feira, 22 de abril de 2016

“Coleção Essencial – Livros RTP”


«Em 1970, e em colaboração com a “Editorial Verbo”, a RTP lançava ao mundo uma coleção de Livros de Bolso, “Biblioteca Básica Verbo – Livros RTP”. Um conjunto de livros com o apoio RTP que representava uma ideia completamente inovadora no mercado cultural português.
Hoje, na mítica livraria Buchholz, em Lisboa, e agora com a Editora LeYa como aliada, assistiu-se ao renascimento da “Coleção Essencial – Livros RTP”.
Os autores mudaram, as capas também e a forma como se divulgam ainda mais. Mas o conceitos mantém-se: Livros RTP é sinónimo de boa literatura a baixos preços.
Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP, mostrou-se orgulhoso com o relançamento de uma iniciativa que “divulga as artes e a cultura”.
O primeiro título lançado é “Ensaio sobre a Cegueira”. Na mesma Coleção, estão mais 24 livros, de autores como Mário Vargas Llosa, Mia Couto, Thomas Mann, entre outros, lançados mensalmente, sempre ao preço de 10€.
A curadoria da coleção é de Zeferino Coelho, um dos mais relevantes editores do mundo de língua portuguesa, editor da Caminho, integrada na LeYa.
As capas da “Coleção Essencial – Livros RTP” foram criadas por Rui Garrido, diretor de arte da LeYa.

Texto: Inês Espojeira
Fotografia: Pedro Pina

Fonte: RTP

NOTA: A título de curiosidade, permitam-me dizer que tenho nas minhas estantes a primeira coleção de livros RTP, intitulada “Biblioteca Básica Verbo – Livros RTP”, constituída por 100 volumes. Aquela coleção terá apresentado, na sua totalidade, obras de qualidade? Na minha modesta opinião, não. Houve livros que nada me disseram e que para ali estão... Ainda tentei voltar a esses volumes, mas já não perco mais tempo com isso. A nova coleção vai ser mais pequena, de 25 livros apenas, alguns dos quais muito conhecidos... 

Sem comentários:

Enviar um comentário