quinta-feira, 21 de julho de 2016

Férias — A Ria de Aveiro na literatura


Tranquilidade
À espera da maré
Hora de descanso
Sem ponta de aragem
Para estas férias, proponho aos nossos leitores uma viagem pela literatura à cata da Ria de Aveiro. É um desafio interessante e todos confirmarão que a laguna de águas mansas ainda tem muito por descobrir. Aqui deixo algumas notas como ponto de partida:

«A Ria entende-se em canais, em esteiros, em valas, em fiozinhos de água, dividindo-se e subdividindo-se até ao capilar, entrando pela terra dentro, recortando-a e irrigando-a de água salgada, ou, pelo menos, salobra, e que se vai adocicando à medida que foge do mar e se estende, por aí fora, a servir de espelho a uma lavoura anfíbia que lança a semente ao chão e penteia o fundo lodoso das cales, que surriba terra até sentir os pés encharcados e pesca pimpões nas valas intercalares nos fugidios momentos de lazer.»

Frederico de Moura
"Aveiro e o seu Distrito", 
n.º 5, junho de 1968

«A ria é um enorme pólipo com braços estendidos pelo interior desde Ovar até Mira. Todas as águas do Vouga, do Águeda e dos veios que nestes sítios correm para o mar encharcam nas terras baixas, retidas pelas dunas de quarenta e tantos quilómetros de comprido, formando uma série de poças, de canais, de lagos e uma vasta bacia salgada. 
(…)
Abre canais e valas. Semeia o milho na ria. Povoa a terra alagadiça e, à custa de esforços persistentes, obriga a areia inútil a renovar constantemente a vida. Edifica sobre a água, conquistando-a, como na Gafanha, onde alastra pela ria, aduba-a com o fundo que lhe dá o junco, a alga e o escasso, detritos de pequenos peixes…»

Raul Brandão
“Os Pescadores”

Sem comentários:

Enviar um comentário